sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Palestrantes nacionais (em ordem de apresentação)

Priscila Carlos Brandão (UFMG)
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), e desde janeiro de 2006 é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais.Possui experiência na área de História, com ênfase em História das Instituições Políticas Contemporâneas, atuando principalmente nos temas sobre ditadura militar, comunidade de inteligência, Abin, América Latina e Inteligência de Segurança Pública. Desenvolve pesquisa sobre a implementação do Sistema Brasileiro de Inteligência de Segurança Pública/SISP, é professora vinculada ao Curso de Especialização em Inteligência de Segurança Pública da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora associada do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública. Também atua como consultora do Governo Federal e de alguns governos estaduais, no processo de elaboração de políticas para a área de inteligência de Segurança Pública.

Fabricio Ataides Braz (UnB)
Fabrício Ataides Braz, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, membro do Security Systems Research Group da Florida Atlantic University (www.cse.fau.edu/~security), com o qual realiza pesquisa em conjunto acerca de integração de requisitos de segurança de software e padrões de segurança para design de software. Participou de vários projetos em parceria com a Microsoft, onde pode exercer o papel de coordenador do Centro de Inovação da Microsoft na Universidade de Braília, gerente do programa de melhoria de processo CMMI nível 3 pela parte do Centro de Inovação e consultor para melhoria de processo de desenvolvimento de software com enfoque em segurança para parceiros Microsoft. Além de MCP, é analista de código treinado pela Fortity Software.

Claudio Gottschalg Duque (CID-UnB)
possui graduação em Licenciamento em Letras habilitação em Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado-sanduíche em Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist - Justus-Liebig-Universität Giessen (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (2005). Atualmente é Professor Adjunto do Depto de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID-UnB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de recuperação de informação, ontologia, lingüística computacional, sistemas inteligentes e web semântica.

Romualdo Alves Pereira Junior (AEB)
Doutorando do Curso de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Linha de Pesquisa em Arquitetura da Informação. Professor do Curso de Pós-Graduação (lato-sensu) em Gestão de Tecnologia da Informação da UnB nas disciplinas de "Plataformas e Sistemas de Informação" e "Ética em Tecnologia da Informação". Possui titulação de Mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb), Especialização em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (UnB). É o líder do Grupo de Pesquisa "Sistemas Solo para Estações de Recepção de Satélites", certificado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, desde 2000. Foi Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por vários anos. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) exerceu atividades de Pesquisa & Desenvolvimento. Atualmente, é Analista em C&T Senior da Agência Espacial Brasileira (AEB), Chefe da Divisão de Política Espacial e Investimentos Estratégicos. Atua nas áreas de Ground Station, Microsatellites, Bancos de Dados Avançados, Desenvolvimento de Soluções para a Web, Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento e Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados.

Andre Henrique de Siqueira (UPIS)
Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela UnB, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente é analista - Banco Central do Brasil, pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB, professor do curso de pós-graduação na FUNIVERSA e UPIS - Faculdades Integradas. Gerente de projetos especializado em TI foi o responsável técnico pelo desenvolvimento de software do projeto de Loterias na Caixa Econômica Federal. Áreas de atuação incluem: engenharia de software, teoria unificada da informação, governança corporativa, gestão de conteúdos corporativos, gestão da Qualidade, teste de software, segurança da informação, melhoria de processos de software, modelagem de processos de negócio e Arquitetura Orientada a Serviços.

João Alberto de Oliveira Lima (Senado Federal)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008) com estágio na Universidade de Bolonha (2007). Desde 1995, trabalha como Analista de Informática Legislativa no Senado Federal.

Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduação em Biblioteconomia, Mestrado em Educação e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Participa do Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento.(pesquisador) - UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: representação e organização do conhecimento; análise da informação; abordagens históricas e humanísticas da evolução do livro e das bibliotecas.

Ligia Maria Arruda Café (UFSC)
possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Lingüística - Universite Laval (1999). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Terminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de termos e modelos de representação do conhecimento.

possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1999), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Lingüística pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociolingüística e Dialetologia, com ênfase em Contato Lingüístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Lingüística Romani, Ciganologia, Fricção lingüística, Ecolingüística e Semântica. No momento, está cursando o Pós-doutoramento no Departamento de Ciência da Informação e Documentação - CID da UnB.

Miguel Ángel Márdero Arellano (IBICT)
Possui graduação em Antropologia Social pelo Instituto Nacional de Antropologia e Historia (1985) no México e mestrado e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é tecnologista pleno 2 do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Editor pelo Brasil e editor regional pela América Latina do repositório Digital E-LIS. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em preservação digital e repositórios digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, OJS/SEER, Open Conference Systems, EPrints, DSPace, LOCKSS, PKP Harvester, comunicação científica e editoração científica. Moderador da lista de discussão bib_virtual desde 1998.

Professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, onde leciona, entre outras disciplinas, Diplomática e Tipologia Documental para o curso de graduação em Arquivologia e Metodologia de pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Especializou-se na organização de arquivos pelo IEB/ECA-USP após ter se graduado em História pela FFLCH-USP. Seu mestrado em História Social (USP) foi publicado sob o título Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras (Ed. Loyola, 1999). Doutorou-se em 2001 pela FFCLH-USP, com o trabalho "As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos". Publicou, pelo Arquivo do Estado de São Paulo, em 2002, o livro Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa.

Eduardo Amadeu Dutra Moresi (UCB)
Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia em 1989. Em 1994 concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, com foco em classificação automática de imagens de satélites empregando redes neurais. Em 2001, concluiu o Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com foco em Teoria da Complexidade e Inteligência Organizacional. Atualmente, é professor com dedicação exclusiva à Universidade Católica de Brasília, onde desempenha a função de Diretor dos Cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, além de atuar como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da UCB, onde orienta dissertações nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inteligência organizacional e inteligência competitiva.

Angélica Toffano Seidel Calazans (CEUB)
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008) e mestrado em Gestão do conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2003). Atualmente é especialista - Caixa Econômica Federal e professor titular do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise por pontos de função, métricas, data mart, data warehouse e processo de desenvolvimento de software, qualidade de software, qualidade da informação, metodologia de pesquisa.

Dácia Ibiapina da Silva (FAC-UnB)
possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora adjunta 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, televisão e demais formas de expressão audiovisual, documentário, cinema e memória, mídias audiovisuais, representações sociais, realização e recepção de produtos e obras audiovisuais.

Sérgio Araujo de Sá (UCB)
possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1992), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professor de comunicação na Universidade Católica de Brasíla. Foi editor de Cultura do Correio Braziliense, no qual assina, há mais de cinco anos, uma coluna literária. Tem experiência nas áreas de Jornalismo e Letras, com ênfase em Literatura Comparada. A tese "A reinvenção do escritor: literatura e mass media" será publicada em 2010 pela Editora UFMG.

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1967), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1981), graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1982), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação e Teoria de Aprendizagem , atuando principalmente nos seguintes temas: mediação e modificabilidade cognitiva estrutural.

Antonio Lisboa Carvalho de Miranda (CID-UnB e Biblioteca Nacional de Brasília)
possui graduação em Biblioteconomia - Universidad Central de Venezuela (1970), mestrado em Ciência da Informação - Loughborough University Of Technology (1975) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comutação bibliográfica, acesso a informação, sociedade da informação, sistemas de informação e comunicação científica. Atualmente está trabalhando com projetos de alfabetização e inclusão digital. Mantém página sobre Ciência da Informação e poesia.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 e 2009). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação Cientifica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração cientifica e análise de citação.

Kátia Soares Braga (Câmara dos Deputados e Anis)
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1992) com habilitação em Antropologia e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003) e é doutoranda pela em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é bibliotecária da Câmara dos Deputados e diretora da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Tem experiência na área de ciência da informação, bioética e gênero.

Maria Inês Tomaél (UEL)
Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), em 2005. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1999. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento e Informação . Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UEL, no qual atua no curso de graduação em Biblioteconomia e no de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Participa de dois projetos de pesquisa, coordena um e no outro é colaboradora. Orienta aluno de graduação com bolsa de iniciação científica do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, desenvolvendo atividades, principalmente, nos seguintes temas: Redes de Conhecimento, Compartilhamento da Informação, Construção de conhecimento, Redes Sociais, Gestão da Informação e do Conhecimento, Inovação e Fontes de Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário